INSCRIÇÕES ENEM 2016

​​​​​​​ENEM – Porta de entrada para o Ensino Superior e/ou Certificação de Conclusão do Ensino Médio

 ​​

​A Secretaria de Estado da Educação orienta as Diretorias Regionais de Ensino, junto às escolas de sua jurisdição, a incentivarem e promoverem que os alunos concluintes do Ensino Médio deem continuidade aos estudos. Para isso, uma ​das estratégias é fo​​​​mentar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os alunos que farão o Enem nesse ano gan​​haram uma nova ferramenta de preparação para a avaliação nacional. Trata-se da “Hora do Enem”​, plataforma online de estudo personalizado, gratuita, que reúne programa de TV, videoaulas, notícias e simulados.

Serão quatro simulados ao longo do ano e o primeiro será ainda neste mês, em 30/04. Os alunos têm a opção de fazer o simulado em casa, na escola ou qualquer outro lugar que tenha acesso à internet. Poderão usar o computador, o celular ou o tablet. 

INSCRIÇÃO – clique aqui

Fique atento ao período de inscrições. Você pode se inscrever no Enem 2016, exclusivamente pela internet, das 10h do dia 9 de maio de 2016 às 23h59 do dia 20 de maio de 2016.

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2016 é de R$ 68,00 (sessenta e oito reais) e poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, até o dia 25 de maio.

​Quem concluirá o ensino médio no ano letivo de 2016 e estiver matriculado na rede pública de ensino, terá direito à isenção automática na inscrição do Enem 2016.

Se o interessado não for concluinte de escola pública, mas se enquadrar nos termos do Art. 4º do Decreto 6.135, de 26 de junho de 2007, ou atender aos requisitos contidos nos incisos I e II, do parágrafo único, Art. 1º, da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, poderá declarar carência e ser isento da taxa de inscrição do Enem 2016.

COMO SÃO AS PROVAS

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias da prova:

5 de novembro de 2016 (sábado):

– Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); e

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

Tempo para a prova: 4h30

6 de novembro de 2016 (domingo):

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);

– Redação; e

– Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 5h30​​

NO DIA DA PROVA

Os portões de acesso abrirão às 12h e fecharão às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília), já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões. Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança será realizada e as provas terão início às 13h30.​

HORA DO ENEM – a nova ferramenta de preparação para a avaliação nacional

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contam agora com uma ferramenta inédita e gratuita de preparação para as provas do exame: a Plataforma Hora do Enem. A iniciativa reúne na internet​​ um conjunto de ações, como simulados e vídeoaulas, para auxiliar na preparação dos estudantes.

Ao usar um computador, tablet ou celular para acessar a plataforma, o estudante marca o curso em que quer passar e quanto tempo tem para estudar por dia para o Enem. A partir desse diagnóstico, a plataforma oferece um plano de estudo com pontos fortes e fracos na medida do participante, com exercícios, resumos e videoaulas direcionados. Hora do Enem é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Serviço Social da Indústria (SESI), além da TV Escola, canal público do MEC.

Simulado

O primeiro simulado on-line será realizado já no próximo dia 30 para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio das redes pública e particular. Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em computador próprio, o Ministério da Educação oferecerá 120 mil acessos por meio de universidades e institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Esses estudantes precisam fazer inscrição para os locais de prova de 11 a 15 de abril, por meio da plataforma Hora do Enem.

Ainda estão previstos mais três simulados: dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os simulados seguirão o mesmo formato das questões do Enem. Com isso, as avaliações serão capazes de estimar uma nota no Enem, com o objetivo de preparar os estudantes para as provas.

​Plataforma

A plataforma Hora do Enem é um aplicativo disponível para web e android que reúne centenas de videoaulas e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do Enem. Permitirá um diagnóstico individual e um plano de estudos personalizado para cada estudante, com base no curso desejado e nas necessidades específicas. O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do Enem. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública. Acesse a plataforma​.

CERTIFICAÇÃO DE CONSLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Maiores de 18 anos podem obter a Certificação do Ensino Médio por meio do Enem​, para isso os participantes devem preencher os requisitos mínimos estabelecidos pelo INEP e indicar a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como Instituição Certificadora​.

O interessado em obter o Certificado de Conclusão do EnsinoMédio ou a Declaração Parcial de Proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:
I – indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino​ Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
II – possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
III – atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
IV – atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.​

​​

F​​on​​te: InepSecretaria da Educação do Estado de São Paulo​.