COMUNICADO DERLIM DE 04.05.2017

COMUNICADO DERLIM DE 04.05.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Prêmio Construindo a Nação – 2017 – Inscrições

     Com o objetivo de estimular, conhecer, reconhecer e difundir as práticas de cidadania desenvolvidas por estudantes das escolas públicas e privadas de todo território nacional, que participam de agremiações estaduais, nas modalidades de ensino fundamental, médio e técnico, o Instituto de cidadania Brasil, em parceria com a Fundação Volkswagen, lança a 17ª edição do Prêmio Construindo a Nação, este ano denominado “OS GRÊMIOS NOS MUNICÍPIOS – PRÁTICAS TRANSFORMADORAS”.

     O quesito básico para a inscrição de sua prática ou ação de cidadania, é que ela tenha acontecido em 2017, mesmo que iniciada em períodos anteriores.

     INSCRIÇÕES

    Além dos grêmios estudantis também poderão se inscrever outros estudantes que se agrupem na escola e desenvolvam práticas cidadãs por meio de centros de voluntariado, colegiados, grupos ou qualquer outra forma de agremiação e representação estudantil, desde que sejam empreendedores destas práticas.

     CRONOGRAMA

     Inscrições: até 30 de junho de 2017 (esta ação inscreve a escola na premiação)

     Recepção do vídeo – até 30 de setembro de 2017 (Somente com a apresentação do vídeo é que o trabalho estará concorrendo ao prêmio)

     Divulgação do resultado – 07 de novembro/2017

     Evento de premiação – até dezembro de 2017.

     Para conhecer o regulamento, acessar: www.institutocidadania.org.br

2. Assunto: Programas MEC – Novo Mais Educação

     Prezados Diretores,

     Encaminhamos, nos Anexo I e II, os documentos referentes à execução do Programa Novo Mais Educação.

Reiteramos a orientação do MEC e SEE para que os mesmos sejam mantidos e utilizados em sua forma original, sem alterações, uma vez que são documentos oficiais e padronizados pela FNDE (Relatório de Atividade e Recibo de Ressarcimento).

     Relatório de Atividades: No campo Atividades Realizadas, é preciso descrever de forma objetiva e clara, o conteúdo trabalhado pelo voluntário, de acordo com sua respectiva atuação.

     Mediador/Facilitador: pode atuar em, no máximo, 10 turmas na mesma unidade escolar, sendo possível assumir uma ou mais atividades, porém, a soma de todas as atividades nunca deve ultrapassar a quantidade máxima (10 atividades).

     Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a Equipe responsável pelo programa na Diretoria de Ensino.

 

 

3. Assunto: Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI

    Informamos que o repasse financeiro para as 2.478 unidades escolares participantes do Ensino Médio Inovador – ProEMI já está disponível na conta PDDE Qualidade.

    A conta foi aberta pelo FNDE, e o valor repassado corresponde a 60% do total, sendo 70% da natureza de custeio e 30% de capital.

    Recomendamos que todas as unidades que já estão com seus planos apontados na plataforma PDDE interativo com o status de “Aprovadas pela Secretaria” iniciem a execução, não esquecendo de acessar a aba Proposta, pois lá estão as observações feitas pelos técnicos da equipe estadual responsável por analisar e aprovar as Propostas de Redesenho Curricular – PRC.

    Todas as escolas que não conseguiram ter seus planos aprovados até a data de 28 de abril, ou ainda não iniciaram o preenchimento, devem registrar o plano em ata, reunindo os membros da APM e seguindo os mesmos moldes existentes no PDDE Interativo. Em seguida, o plano deverá ser enviado para os e-mails da equipe estadual, para serem analisados. Somente depois de aprovados, iniciar a utilização dos recursos.

    Segue em Anexo III a lista das escolas participantes. As escolas com as linhas verdes são as não habilitadas a participar.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: EPTV na Escola – Escolas de Limeira

     Mais uma vez contamos com o empenho e dedicação dos Professores Coordenadores na divulgação do Projeto EPTV na escola, cujo tema deste ano é: “SE ESTA RUA, SE ESTA RUA FOSSE MINHA…” POR QUÊ? NÃO É?

     É muito comum, em nossa sociedade, que as pessoas tenham um conceito equivocado de público e privado, sendo este último visto como um espaço que é meu e por isso eu preservo e zelo, e enxergam o público como um espaço de única responsabilidade do Estado e como um lugar que não pertence a “ninguém”, porém, ao contrário, o público também é meu e mais: pertence a todos!

     Como nas edições anteriores o título e a tipologia da redação são livres. A principal proposta é fazer com que os jovens estudantes pesquisem, analisem, reflitam e debatam em sala de aula sobre o tema. Os alunos devem desenvolver a ideia sobre o tema em no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) linhas.

     Lembramos que podem participar todos os alunos do último ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, estadual, particular e EJA – Educação de Jovens e Adultos.

     Os 30 (trinta) estudantes classificados de nossa cidade, ganham um dia de passeio em Campinas, com direito de visita à EPTV e a um Shopping da cidade agendada para o dia 03/10.

     Reforçamos que cada escola poderá enviar até 5 redações, em formulário próprio (em Anexo IV). A entrega deverá ser feita diretamente no protocolo da Diretoria de Ensino de Limeira até o dia 23/06/2017, aos cuidados de Junior Santiago.

     Junto às redações, enviar obrigatoriamente duas vias do Termo de Responsabilidade (em Anexo V)

     Reforçamos que o processo classificatório é de responsabilidade da Diretoria Regional de Ensino de Limeira e que a EPTV não receberá redações entregues diretamente por escolas e alunos.

     Mais detalhes referentes ao Concurso no site: http://projetos.eptv.com.br/eptvnaescola/

2. Assunto: Inscrições para novas turmas do CEL de Limeira – 2º semestre/2017

     Solicitamos às escolas que insiram na pauta da próxima reunião de pais a abertura das inscrições para as novas turmas do CEL em Limeira. Os cursos são oferecidos na EE Castello Branco e têm como proposta o enriquecimento curricular dos alunos.

    Para o 2º semestre/2017, há vagas para as turmas de espanhol nos períodos da manhã, tarde e noite, para atender, inclusive, os alunos das Escolas de Período Integral.

    Mais informações em Anexo VI.

    Contato:

    Helen de Nisa Nunes Fernandes

    PC CEL Castello Branco

    Tel: 3034-8996

3. Assunto: Alerta sobre o Recolhimento de Livros Didáticos do PNLD

     A Coordenadoria de Gestão de Educação Básica informa que tanto o governo estadual como o federal, por meio de seus órgãos centrais e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, respectivamente, não recolhem livros didáticos existentes nas escolas, mesmo os com prazos de validade expirados. Portanto, não há autorização para que empresas ou quaisquer instituições recolham livros nas unidades escolares.

    Esclarecemos que esta Secretaria e o MEC estão recebendo informações de que há pessoas utilizando o nome das Secretarias de Educação e do FNDE para o recolhimento desses materiais nas escolas.

    Enfatizamos que os procedimentos a serem adotados para o desfazimento de livros didáticos do PNLD ou outros materiais didáticos e/ou de apoio (revistas, catálogos, fascículos, atlas, etc.) devem ser os descritos na Resolução SE 83, de 17/12/2013, Anexo VII.

4. Assunto: Projeto Gestão Democrática –  Concurso de Desenho – Mascote

    Fase ESCOLA

    A Escola deverá encaminhar os itens abaixo relacionados, devidamente embalados, sem enrolar ou dobrar para a Diretoria de Ensino até 05 de maio de 2017:

    O2 (dois) desenhos selecionados, originais, em papel A4 identificados apenas com o pseudônimo Etiqueta (Anexo VIII) preenchida corretamente. Ficha de inscrição (anexo I); Autorização do Responsável (anexo II); Declaração de Liberação de Direitos Autorais (anexo III); Texto: Conceito do desenho (anexo IV); Texto: Diário de Bordo (anexo V); Relatório da Escola (anexo VI).

    Anexos estão em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/

5. Assunto: Projeto Gestão Democrática – Reflexão do Diagnóstico

    Informamos que foi acrescentada algumas funcionalidades na forma de visualização do Questionário Gestão Democrática, na SED (secretaria escolar digital) para que possam melhor aproveitar o resultado do questionário e fazer análises mais profundas.

    Agora, é possível visualizar o resultado de segmentos específicos de forma isolada ou traçar comparações. Caso já tenham impresso ou salvo os relatórios em PDF, não há nenhum prejuízo quanto à informação, as funcionalidades foram elaboradas para que o material continue sendo utilizado pelas Escolas em outros momentos, além da Etapa Local. Em Anexo VIII, segue tutorial.

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Regina Helena Ferreira Barreira, Diretora da EE. Profa. Ruth Ramos Cappi – 05/05 (sexta-feira)

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino