COMUNICADO DERLIM DE 10.05.2017

COMUNICADO DERLIM DE 10.05.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Programa Novo Mais Educação

    Com o objetivo de conhecer o perfil dos Mediadores de Aprendizagem do Acompanhamento Pedagógico, solicitamos que as escolas (segue Anexo I a lista) que realizaram adesão ao Programa Novo Mais Educação, acessem o link até 12/05/2017: http://bit.ly/2q7ZoOw para o preenchimento das informações solicitadas.

2. Assunto: Reunião da Rede PROTECA

    Convidamos a todos para participarem da reunião da Rede PROTECA

    Data: 26/05/17, sexta-feira, às 08:30 horas

    Local: Escola Estadual Chanceler Raul Fernandes

    Endereço: Rua 02, 2877 –  Vila Operária – Em frente ao Lago Azul

    Fones: (19) 3524-2324 / 3523-5418

    Contamos com sua presença!

 

 

3. Assunto: Projeto Sala de Leitura

    Conforme edital em Anexo II, estarão abertas no período de 16/05 a 22/05, as inscrições para Professores Readaptados e/ou adidos que tenham interesse em atuar no Projeto Sala de Leitura.

Após encerradas as inscrições, a direção deverá encaminhar à Diretoria de Ensino, ofício informando os dados dos professores inscritos para demais providências.

 

4. Assunto: Reunião UDAM + – Escolas de Rio Claro

     Senhores Diretores.

     A UDAM, organização não governamental, desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes no município de Rio Claro, sendo criada recentemente a UDAM +, com diversas atividades oferecidas a este público, dentre outros.

    Os profissionais da UDAM farão uma apresentação das atividades ofertadas para que as escolas conheçam, informem e incentivem seus alunos a participarem, tendo em vista a necessidade de envolver nossos alunos em atividades criativas, diminuindo o tempo ocioso e desenvolvendo habilidades.

    A apresentação acontecerá no dia 18/05/2017, às 8h30, na UDAM + (antigo nosso lar/Santana), rua 10.

    Solicitamos a presença do Diretor das seguintes escolas na reunião:

·         EE Barão de Piracicaba

·         EE Odilon Corrêa

·         EE Nelson Stroili

·         EE Zita Camargo

·         EE Michel Alem

·         EE Joaquim Ribeiro

·         EE Joaquim Salles

·         EE João Negrão

·         EE Délcio Báccaro

·         EE Januário Pezzotti

·         EE João Batista Leme

·         EE Oscália Góes

·         EE Roberto Garcia Lozs

·         EE Heloísa Marasca

 

 

5. Assunto: Estágio Probatório

    Reiteramos mais um vez, que todas as escolas verifiquem no sistema GDAE/Portalnet a situação dos Professores ingressantes a partir de 2012.

    Todas as avaliações que foram feitas no papel e encaminhadas para a Diretoria de Ensino, deverão ser incluídas no sistema. O professor avaliado deve tomar ciência, a cada avaliação, em todos os anexos. Caso contrário, o sistema não libera a próxima etapa.

     Prazo: Impreterivelmente até 19/05/17.

     OBS.: Professores que foram removidos e continuam no sistema na unidade de origem, também devem ser avaliados.

 

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Agenda de Videoconferência

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

    12/05/2017

Das 09h00 às 10h30

Reunião de Trabalho

Desafios Matemáticos 2017

Professor Coordenador e Professor de Matemática

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – 10 de abril a 26 de maio

     Segundo informe técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, a Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e apresenta elevada transmissibilidade e facilidade de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. ”

     Neste ano, Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 17 de abril a 26 de maio de 2017, sendo 13 de maio, o dia de mobilização nacional.

     A vacinação no estado de São Paulo segue o cronograma abaixo.

· Etapa 1: a partir do dia 10 de abril de 2017: os trabalhadores de saúde dos hospitais.

· Etapa 2: a partir do dia 17 de abril: os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais de idade.

· Etapa 3: a partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças (6 meses e < 5anos anos de idade) e indígenas.

· Etapa 4: a partir do 2 de maio: comorbidades (doenças que envolvem situações crônicas, tais como diabetes e cardiovasculares).

· Etapa 5: a partir do dia 8 de maio: professores e todos os outros grupos anteriores.

· Dia 13 de maio – Dia “D”: sábado – Privados de liberdade/Adolescentes e jovens sob medida socioeducativa/funcionários

      Professores (as) da Educação Básica poderão ser vacinados (as) a partir do dia 08 de maio, com a apresentação de crachá ou holerite nos Postos de Saúde.

      Lembramos que no dia 13 de maio (sábado) todos os Postos de Saúde estarão abertos das 8h às 17h.

      A estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuíveis ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações. Sem dúvida, a vacina é um grande aliado na prevenção e tão importante quanto ela é a informação. Nesse sentido, a escola, por meio dos educadores, é uma via indispensável de informações sobre saúde para estudantes e seus familiares.

      Lembramos aos professores (as) a disponibilidade de videoconferências sobre o assunto na videoteca da Rede do Saber http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Videoteca

      · O que você precisa saber sobre o Influenza A (H1N1) – 08/7/2009

      · Influenza A (H1N1): preparando para a 2ª onda – 24/5/2010

      Colocamos também à disposição dos educadores a videoaula da Drª Helena Keico Sato, Diretora Técnica da Divisão de Imunização/Centro de Vigilância Epidemiológica/Coordenadoria de Doenças/Secretaria de Estado da Saúde.

      Para acessar a gravação da videoaula, clique nos links abaixo:

      Em WMV – Só é possível assistir ao conteúdo online: http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CAMPANHA_NACIONAL_VACINACAO_R47952_08_05_2 017.wmv

      Em MP4 – É possível realizar o download do arquivo, para, conforme combinado, subir na Intranet da SEE:

      http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/CAMPANHA_NACIONAL_VACINACAO_R47952_ 08_05_2017.mp4

 

 

2. Assunto: Formulário – Formação e Boas Práticas de Educação Física – PEI

     A CGEB encaminha às Unidades Escolares o Formulário: Formação e Boas Práticas para ser enviado às escolas PEI. O mesmo deverá ser respondido pelos professores de Educação Física de cada unidade escolar.

     Esclarece-se que o documento tem a finalidade de coletar informações, socializar as boas práticas e propor encaminhamentos para o melhor desenvolvimento do currículo em todo o ensino fundamental e médio, bem como, aproximação entre o órgão central e a rede de ensino.

      A coleta das informações visa colaborar com o processo de ensino e aprendizagem em face das dificuldades e facilidades encontradas pelos professores.

      Assim, segue abaixo o link para ser acessado, preenchido e enviado pelos professores: https://goo.gl/forms/UbCGVfcGMZDMWhDE2

      Em caso de dúvidas, entrar em contato com Sérgio Roberto Silveira pelo e-mail: sergio.silveira@educacao.sp.gov.br

      Informamos que, nesse primeiro momento, está sendo enviado o Formulário Formação e Boas Práticas e, no próximo mês, será encaminhado o Formulário Avaliação e Boas Práticas.

3. Assunto: Movimento Maio Amarelo

      Está sendo veiculada em várias mídias, bem como nas estações de trem, metrô e pontos de ônibus, o Movimento Maio Amarelo. Este ano, ele apresenta como tema “Minha escolha faz a diferença”. Iniciou-se terça-feira, 02 de maio/2017. A campanha alerta e busca o apoio da sociedade civil, empresas, instituições públicas, entre outros órgãos para concretizar ações que reduzam o número elevado de óbitos, acidentes e violência no trânsito viário.

     Observatório Nacional de Segurança Viária se faz presente em todo o Brasil. Ele coordena a mobilização de ações em prol do trânsito seguro. Lança este ano a campanha Movimento Maio Amarelo. E para deflagrá-la e apoiá-la convoca a sociedade civil, instituições, empresas, entre outros órgãos.

      A campanha vai ao encontro do documento: Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que no Brasil recebeu a denominação de Projeto Vida no Trânsito, apoiado por parceiros nacionais e internacionais, que tem seu foco na redução das mortes e lesões graves no trânsito.

      Nesse cenário, o governo do Estado de São Paulo lançou o Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que tem como objetivos reduzir em 50% o número de vítimas fatais até 2020, e criar uma cultura de respeito e cidadania no trânsito.

      O Programa nasceu inspirado na Década de Ação pela Segurança no Trânsito (período de 2010 a 2020), estabelecido pela Organização das Nações Unidas para chamar a atenção do índice elevado de óbitos e acidente no trânsito em dezenas de países, entre eles, o Brasil.

      Para realizar o objetivo, as várias secretarias de estado, entre elas a Secretária da Educação do Estado de São Paulo, vêm elaborando e desenvolvendo ações voltadas para a Educação para o Trânsito, segurança das vias e veículos. Dessa forma, mobilizando-se e agregando-se a campanha Maio Amarelo -“Minha escolha faz a diferença”.

      Outras informações:

      https://nacoesunidas.org/campanha/seguranca-transito/

      http://www.onsv.org.br/agenda-positiva/

4. Assunto: Prêmio Zayed Future Energy – 2018

     Conforme publicado no Comunicado DERLIM de 22/03/2017, as inscrições para o Prêmio Zayed Future Energy estão abertas até o dia 06 de julho de 2017.

     As escolas poderão participar da Categoria “Global High School” (Escolas Secundárias Globais), que envolve estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, com idades entre 11 e 19 anos. A escola deverá apresentar um projeto articulado ao Currículo do Estado de São Paulo, considerando a realidade escolar e de seu entorno, contando com envolvimento de alunos, professores e gestores. O projeto deverá envolver ações inovadoras voltadas para a sustentabilidade e/ou o uso de energias renováveis. O projeto poderá ser novo ou oriundo de ações dos Programas da SEE-SP, como por exemplo, a Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP e o Programa Nascentes, e também projetos de educação ambiental e sustentabilidade cadastrados no PDDE – Escola Sustentável.

      Para auxiliar as escolas no preenchimento do formulário de inscrição, segue material de apoio, disponível no Anexo III

      Importante: As questões do formulário de inscrição do Prêmio Zayed deverão estar em Língua Inglesa. E o projeto deve ser submetido por um (a) professor (a) ou gestor (a) representante da escola. E não caberá a Secretaria de Estado da Educação (SEE/SP) realizar o cadastro, tradução ou submissão do projeto, sendo os procedimentos de responsabilidade dos interessados.

     Para mais informações e inscrição, consulte o site: http://www.zayedfutureenergyprize.com/en/ .

5. Assunto: Alerta sobre o Recolhimento de Livros Didáticos do PNLD

     Tendo em vista o Alerta sobre o Recolhimento de Livros Didáticos do PNLD do Ministério da Educação ambos anexos IV e Anexo V, informamos:

     Para o desfazimento deverá ser atendida a Resolução SE 83/2013, Anexo VI_, e especial atendimento à Lei Estadual 14.470/2011.

6. Assunto: Questionário sobre os Grêmios Estudantis

     Retransmitimos aos Diretores das Escolas listadas abaixo, solicitação da Equipe de Colegiados/CGEB/SEESP, para que os professores tutores do Grêmio Estudantil respondam com urgência ao questionário, acessando o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWlMBpThb1UGyrhh5yq_XBTIWqbpgYTJKdKAW3DDBA8IQCow/viewform , cujo prazo expirou no dia 30/03/17 e foi estendido para 14/05/17, haja vista que a SEESP considera imprescindível a resposta da totalidade das U.E.s.

      Escolas devem responder ao questionário até 14/05/17:

·         E.E JOAQUIM RIBEIRO

·         E.E. DELCIO BACCARO

·         E.E. JOÃO BATISTA LEME

·         E.E. JOSÉ AMARO

·         E.E. MICHEL ANTONIO ALEM

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino