COMUNICADO DERLIM DE 11.04.2017

COMUNICADO DERLIM DE 11.04.2017

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1.Assunto: Curso de atualização “Pioneirismo e Educação Empreendedora”

Até o dia 15 de abril de 2017, estarão abertas as inscrições gratuitas para o curso de atualização “Pioneirismo e Educação Empreendedora”, oferecido pela FEA/USP.

Os objetivos do curso são: traçar as características pedagógicas do pioneirismo e do empreendedorismo e suas repercussões contemporâneas; elencar as habilidades, atitudes e comportamentos necessários para desenvolvimento de ações empreendedoras e seu desenvolvimento em sala de aula e compreender as possibilidades de trabalho com a pedagogia empreendedora, por meio da criação de um projeto empreendedor.

Podem participar do Curso de Atualização professores das Escolas de Tempo/Ensino Integral, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Técnico . A coordenação do curso será dos professores Alexandre Saes e Jacques Marcovitch da FEA/USP.

As inscrições devem ser realizadas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_A6v4hbHcmAWYsM6-jHHwoEbIkC9TazYeEDhPiFwEf_3LpA/viewform?c=0&w=1

docs.google.com
A partir do estudo da historia econômica e empresarial, este curso propõe a análise das ações de pioneiros que tiveram um papel destacado na modernização do Brasil no século XX. Trata se de contribuir para a atualização de professores e educadores para que estejam aptos a: a) traçar as características pedagógicas do pioneirismo e do empreendedorismo e suas repercussões contemporâneas; b) elencar as habilidades, atitudes e comportamentos necessários para o desenvolvimento de ações empreendedoras e seu desenvolvimento em sala de aula; c) compreender as possibilidades de trabalho com a pedagogia empreendedora, por meio da criação de um projeto empreendedor. O programa do curso, currículos dos expositores e calendário de atividades associadas estão detalhados neste documento em PDF: https://www.usp.br/pioneirosead/docs/Pioneirismo_EE_Curso_040417.pdf Este curso esta alinhado com os objetivos da Lei 15.693/2015 que cria o Plano Estadual de Educação Empreendedora para inserção do empreend

 

Informações complementares no site: https://usp.br/pioneiros/n/ ou pelo e-mail: pioneiros.edu@usp.br ou pelo telefone 011 30915843 de 2a f. a 5a f. das 14h30 as 17h30.

Para mais informações, https://drive.google.com/file/d/0Bx1eafqh0ka6aXVwdFNwY2d0OGs/view

2.Assunto: Divulgação de Cursos On-Line e Gratuitos Ofertados pela UFMG

VER ANEXO I

3.Assunto: Divulgação de Palestra do Projeto “Física Para Todos”

No dia 06 de maio (sábado) das 10h30 às 12h o Prof. Dr. Antônio Martins Figueredo Neto, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), participará do projeto “Física para Todos” e abordará o tema “A Física Ajudando no Estudo da Arterosclerose”. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo/SP (próximo às estações República e Anhangabaú do Metrô).

Segue resumo da palestra: Venha conhecer os detalhes da técnica experimental, utilizada pela primeira vez no IFUSP, que utiliza laser para identificar a presença de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) modificada no sangue, relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares como a arterosclerose. Confira também os resultados dos experimentos com o sangue de doadores!

As inscrições podem ser realizadas no site https://portal.if.usp.br/extensao/?q=node/341.  Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

1.Assunto: Reclassificação de Alunos

Informamos que se encontra disponível no Sistema Cadastro de Alunos a opção 10.4.1 – RECLASSIFICAR MATRÍCULA DE ALUNO.

A reclassificação de alunos em continuidade de estudos, deverá ocorrer até 10 (dez) dias após o encerramento do 1º bimestre letivo, à exceção de alunos recebidos por transferência, casos em que o atendimento poderá ocorrer ao longo do ano letivo.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino