COMUNICADO DERLIM DE 23.02.2017

COMUNICADO DERLIM DE 23.02.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas “Correios”

Encaminhamos em Anexo I informações sobre concurso em referência.

 

2. Assunto: CEL Divulgação e Captação de Matrículas

Entendemos que um dos aspectos mais delicados da gestão dos Centros de Estudos de Línguas é a divulgação dos cursos, a captação de matrículas e a manutenção das taxas de evasão.

Com o apoio da Sra. Dirigente, Supervisores e PCNPs reforçamos a divulgação para os PCs, nas OTs de Planejamento realizadas nos dias 16, 17 e 21/02/2017, para que atingíssemos efetivamente o corpo docente e o pessoal de cada U.E.

Nessa próxima etapa, solicitamos aos gestores (Direção e Coordenação de Ensino) que nos apoiem na divulgação dos cursos e demais providências para todos os alunos, pais e comunidade escolar. É vital o apoio e colaboração de todos, no sentido de viabilizar esse trabalho em conjunto entre as equipes dos CEL e das U.E. para melhor utilização do tempo e esforços. É fundamental que a divulgação seja garantida pelos próprios gestores onde e quando as equipes do CEL não puderem atender.

   Nossa Diretoria conta com dois Centros de Línguas que oferecem cursos gratuitos de Espanhol e Inglês. Para o curso de Espanhol podem se inscrever estudantes matriculados na rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e EJA. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem participar. O curso tem duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas. Para o curso de Inglês podem se inscrever somente alunos do Ensino Médio e o curso tem a duração de um ano, dividido em dois semestres de 60 horas.

   Relação das unidades e vagas disponíveis:

 

    CEL CASTELLO BRANCO:

    EndereçoR. Piauí, 472 – Vila São Cristóvão, Limeira – Telefone: (19) 3034-8996

Espanhol – nº de vagas: 60 vagas de manhã e 30 vagas à tarde

Horário: Terça ou Quinta-feira (7h00 às 10h40) – Quinta-feira (13h30 às 15h10)

Inglês – nº de vagas: 30 vagas à tarde e 30 vagas à noite

Horário: Segunda e Quarta-feira (13h30 às 15h10) – Terça e Quinta-feira (19h00 às 20h40)

 

    CEL JOAQUIM RIBEIRO:

    EndereçoR. 6, 437 – Centro, Rio Claro – Telefone(19) 3524-2097

Espanhol – nº de vagas: 30

Horário: Terça (13h25 às 17h05)

Inglês – nº de vagas: 30

Horário: Terça (13h25 às 17h05) e Sábado (8h00 às 11h40).

    Lembramos que a SEE somente autoriza a abertura de turmas com, no mínimo, 30 alunos matriculados.

    As matrículas poderão ser efetuadas até o dia 10.03.2017.

 

 

3. Assunto: Período de inscrições para o curso “Grêmio Estudantil”

    Estão abertas, a partir de 14/02, as inscrições para o curso de Formação em Gestão Democrática: Grêmio Estudantil – 1ª Edição 2017, que se encerram em 1º de março de 2017 ou até o preenchimento das vagas; o que ocorrer primeiro.

     Informamos que foram disponibilizadas 10.500 vagas, a serem preenchidas por adesão e por ordem de inscrição. O objetivo do curso é promover uma cultura política democrática e incentivar o Protagonismo Juvenil.

    O curso será oferecido na modalidade a distância, terá carga horária total de 60 horas e será distribuído em seis módulos, que irão tratar de temas como democracia, sociedade civil organizada, legislação, entre outros, estimulando a liderança nos alunos, a responsabilidade e o sentimento de pertencimento.

    Público-alvo:

    · Supervisores de Ensino, preferencialmente os responsáveis pelo Grêmio Estudantil na DE;

    · PCNP, preferencialmente os responsáveis pelo Grêmio Estudantil na DE;

    · Diretor de Núcleo Pedagógico;

    · Diretor de Escola;

    · Vice-diretor de Escola;

    · Vice-diretor do Programa Escola da Família, preferencialmente os responsáveis pelo Grêmio Estudantil na UE;

    · Professor Coordenador (PC) anos iniciais, finais ou ensino médio

    · Professor de Educação Básica (PEB) I;

    · Professor de Educação Básica (PEB) II.

    Informações e inscrição: www.escoladeformacao.sp.gov.br/gremioestudantil e com o fale conosco da rede do saber.

4. Assunto: Ensino de Ciências e Cegueira Congênita

     Aos Professores Coordenadores,

     O Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, da UFSCar de Araras, está desenvolvendo uma pesquisa com o Prof. Eder Camargo da UNESP (que é cego), sobre a aprendizagem de conceitos científicos por indivíduos cegos congênitos, e está disponível em plataforma online. O público alvo são professores do Ensino Fundamental e Médio, das áreas de Física, Química e Biologia.
Pedimos a gentileza de divulgar essa pesquisa para professores da área.

    Maiores informações sobre a pesquisa, juntamente com o questionário, podem ser encontrados no link: https://goo.gl/forms/Xfen1TjEzdNtbL2u2
Desde já, deixamos aqui nossos mais sinceros agradecimentos

5. Assunto: Reserva Técnica e Remanejamento dos Livros Didáticos do PNLD

    Neste ano, teremos que cumprir a etapa do remanejamento de livros didáticos do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, antes de solicitar a reserva técnica dos livros faltantes nas escolas.

    O remanejamento será realizado no Sistema PDDE Interativo, em pdeinterativo.mec.gov.br. Caso a escola ainda não tenha acesso ao sistema, deverá entrar em contato com a equipe da Diretoria de Ensino – DE, responsável pelos Programas MEC para solicitá-lo.

    O FNDE/MEC está enviando a todas as escolas o Informe nº 17/2017 do FNDE/MEC, com as orientações sobre o remanejamento de livros do PNLD, Anexo II.

     Nesse informe não há prazo definido para o encerramento do REMANEJAMENTO, mas solicitamos que todas as escolas estaduais entrem no PDDE Interativo e preencham o diagnóstico o quanto antes, porque a próxima etapa será a solicitação de Reserva Técnica, prevista para início no mês de março/2017.

6. Assunto: Videoaulas do curso “Africanidades e Afrodescendência” Disponíveis na Rede do Saber

    O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) do Centro de Atendimento Especializado (CAESP) informa que as videoaulas do curso “Africanidades e Afrodescendência”, ofertado aos gestores regionais de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER), já estão disponíveis para utilização de toda a rede de ensino.

    As videoaulas estão estruturadas em dois módulos, com quatro temas cada. Os temas estão divididos em 03 a 04 videoaulas (link: https://docs.google.com/document/d/1NYAxm_McrqdwFORAZ39Sw1HAjimhXNn8_YG8cGCL4_o/edit).

    Módulo A: História e Cultura Africana

    · História e cultura africana e afro-brasileira como pré-requisito para o estudo da história do Brasil. 13/08/2014

    · Africanidade e Afrodescendência: Conceitos do Pan Africanismo para um enfoque de população negra sobre a história e cultura africana. 05/09/2014

    · Filosofia e Estética africana. 12/09/2014

    · As tecnologias africanas na formação histórica do Brasil. 26/09/2014

    Módulo B: História e Cultura Afrodescendente Brasileira

    · As organizações de africanos e afrodescendentes na história do Brasil. 03/10/2014

   · Pensadores negros na história do Brasil. (Desde a colônia ao presente). 10/10/2014

   · História dos Quilombos. 17/10/2014

   · Educação Escolar Quilombola. 03/11/2014.

   Agradecemos e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

7. Assunto: Turmas de ACD

    A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica- CGEB, visando orientar as autoridades em epígrafe e os professores de Educação Física das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo, com relação ao que determina o artigo 10 da Resolução SE 4, de 15-01-2016, comunica:

    1. Todos os professores de Educação Física que tiverem atribuídas, até a presente data, aulas de Atividades Curriculares Desportivas – ACD destinadas a:

    · turmas já mantidas em 2016.

    · turmas novas, com início em 2017, já devidamente homologadas pela DE deverão apresentar à direção da Unidade Escolar:

    1.1 até 3 de março de 2017:

    a – Plano anual de trabalho, por turma de alunos;

    b- Horário das respectivas aulas, observando que as mesmas deverão ocorrer em turno diverso daquele em que os alunos estudam, podendo, inclusive, ocorrer no período noturno e/ou aos sábados, conforme previsto pelo artigo 3º da Resolução SE 4, de 15-01-2016.

    c- Lista completa dos alunos que integram a turma, contendo nome, RA, RG, data de nascimento e ano/série/classe de origem, de forma a assegurar eventuais ajustes no sistema, atentando para o fato de que a lista inicial de alunos matriculados poderá, no momento de planejamento e de definição de categoria da respectiva turma, ser acrescida de novo(s) participante(s), respeitado o mínimo de vinte (20) alunos por turma, conforme previsto no artigo 2º da referida Resolução.

    Observação:

    As unidades escolares, após o recebimento dos planos anuais de trabalho, deverão atualizar no sistema de cadastro de alunos (GDAE), todos os dados relativos às turmas de ACD (horário, categoria, alunos), cujas aulas tenham sido atribuídas, sendo que essas alterações necessárias somente poderão ser efetuadas até o último dia útil do mês de março de 2017.

    1.2 até 17 de março de 2017, a Direção da Unidade Escolar deverá encaminhar ao Núcleo Pedagógico da DE, cópia de todos os Planos das respectivas turmas de ACD, acompanhadas das respectivas listas devidamente atualizadas, expedidas pelo sistema de cadastro de alunos (GDAE), para fins de acompanhamento do Supervisor de Ensino responsável pela Escola e pelo Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico – PCNP de Educação Física, conforme § 4º do artigo 6º, da Res. SE 4, de 15-01- 2016;

    1.3 até 31 de março de 2017, na conformidade dos dados contidos nos Planos Anuais de Trabalho apresentados pelas Unidades Escolares, a DE deverá atualizar no “site” da CGEB a situação das turmas de ACD com início em 2017.

    1.4 Com relação a novas turmas que, na conformidade do artigo 8º da referida Resolução, poderão ser homologadas, observar que:

     a- o sistema será aberto para coleta de novas turmas de ACD somente nos dois últimos dias úteis de cada mês, até agosto, inclusive.

     b- atentar para a necessidade da digitação e homologação da Matriz Curricular dessas turmas de ACD o sistema SED.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Registro de NÃO COMPARECIMENTO 

    Informamos que a opção de NÃO COMPARECIMENTO DE ALUNOS, 10.3.5, estará disponível até o dia 02/03/2017 para que sejam feitos os registros nos casos em que se aplica, ou seja, de alunos com matrícula inicial em 01/02 e que não compareceram às aulas.

    Em caso de dúvidas, entrar em contato com Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração-  NAD

Fone 3404-2948 (Carol) – delimnad@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Remanejamento 

A EE Prof. Ely De Almeida Campos, município de Limeira, precisa de 300 pratos para servir a merenda, com a máxima urgência, caso alguma escola tenha para remanejar entrar em contato com a Direção da Escola pelo telefone (19) 3441-4967/3451-5422 ou (19) 3404-2948 falar com Carol.

Lembrando que o frete / transporte e a mão de obra para retirada do material é de responsabilidade da Instituição Interessada.

    A EE Prof. José Marciliano da Costa Jr., município de Limeira, precisa urgente 01 jogo (8 peças) de Tatame para aula de judô e 1 Mesa de Tênis (ping-pong), caso alguma escola tenha para remanejar entrar em contato com a Direção da Escola pelo telefone (19) 3451-9155/3452-0919/3441-6648 ou (19) 3404-2948 falar com Carol.

Lembrando que o frete / transporte e a mão de obra para retirada do material é de responsabilidade da Instituição Interessada.

2. Assunto: Reforma de Mobiliário 

No comunicado do dia 05.01.2017 foi feito um levantamento quanto a reforma de mobiliário do aluno (carteira e cadeira) assim, a Unidade Escolar que tiver interesse, enviar a planilha, anexo III, preenchida até 03/03/2017. Abaixo seguem algumas informações, lembrando que as Unidades que já encaminharam, por favor, ignorar essa informação a não ser que tenha que atualizar a quantidade do mobiliário a serem reformados.

Principais aspectos a serem considerados na triagem dos mobiliários a serem reformados:

    a) não apresentar ferrugem muito intensa, a ponto de corrosão;

b) não apresentar dobras em suas estruturas;

c) os modelos a serem reformados são MCF, Cebrace, CN e FECE (para saber o modelo do seu mobiliário basta olha na GPB – Guia de Passagem de Bens entregue no ato em que a      Unidade Escolar recebeu o mobiliário ou consultar o matpedagogico).

 

Núcleo de Finanças – NFI

Fone 3404.2949/2950/2951/2980/2998 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Manutenção do Prédio

    Senhores Diretores favor utilizar o Recurso da Verba Manutenção do Prédio até 30/03/2017, impreterivelmente, e o mesmo deverá ser zerada a conta, pois não poderá devolver recurso.

    OBS.: A Prestação deverá ser até o dia 15/04/2017, atentar para que não deixar ultrapassar a data da prestação de contas citada.

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Desiléa) – delimncs@educacao.sp.gov.br

As                   1. Assunto: Repasse de Recursos – Aquisição de Material de Consumo para Unidades Escolares

    Senhores Diretores de Escola

    As Coordenadorias de Orçamento e Finanças – COFI e Infraestrutura e Serviços Escolares – CISE, no uso de suas atribuições, comunicam que:

   1. Reforçando o Comunicado Conjunto COFI CISE nº 01/2017, enviado no dia 09 de fevereiro de 2017, na modalidade Carta Convite pela BEC – aquisição de Material de Consumoesclarecemos que as escolas não são unidades de Despesa, a Diretoria deverá realizar um processo para todas as escolas, observando a natureza de despesa dos itens que serão adquiridos;

            2. O valor do repasse não será necessariamente o valor das aquisições, a Diretoria de Ensino deverá definir os itens e quantidades que serão adquiridos, agrupar por natureza de despesa e estimar o valor para contratação;

            3. Ressaltamos que o valor total estimado por Natureza de Despesa não pode ultrapassar R$ 80.000,00;

            4. Em relação ao papel sulfite, a aquisição para o mês de fevereiro deverá ser pela ata de Registro de Preço nº 004/CISE/2016 e o recurso a ser utilizado sairá do montante repassados no dia 09/02/2017 – Aquisição de Material de Consumo para unidades escolares;

            5. Observar que para o mês de fevereiro não haverá repasses de recursos exclusivo para aquisição de sulfite por meio da Ata de Registro de Preço;

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2962/2963 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Designações e Cessações

Solicitamos que todas as Unidades Escolares verifiquem as publicações ocorridas durante os meses de Janeiro e Fevereiro/17 referente as designações e cessações de docentes. Devem ser consultadas a opção PAEC 7.5 e o DOE, em casos de divergências ou pendências de publicação, solicitamos que a Unidade Escolar entre em contato através do e-mail: delimnfp@educacao.sp.gov.br.

 

 

2. Assunto: Dados Pessoais

Solicitamos que todas as Unidades Escolares realizem a verificação de dados pessoais dos funcionários e docentes ativos e, principalmente dos professores ingressantes, pois estamos verificando diversas divergências entre os documentos apresentados e os dados inseridos no sistema.

Os dados das opções PAEC 7.5 (Educação) e PAPC 11.2.1 (Fazenda) devem ser comparados e, nos casos de divergência, o formulário 02 deve ser providenciado e encaminhado à Diretoria junto a um documento de comprovação dos dados alterados com RR à CRDPe-4 para acertos junto a Fazenda, além de serem realizados os acertos na Educação através da opção GDAE – Dados Pessoais, conforme o manual Anexo IV.

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino