E.E. Ribeirinhos

INFORMAÇÕES  HISTÓRIA
Direção Cleide Batista dos Reis Targa

A Escola Estadual Ribeirinhos localiza-se no setor III da gleba XV de Novembro: um dos mais antigos assentamentos do estado de São Paulo, na região oeste do estado, e que pertence ao município de Rosana. A Unidade escolar foi implantada para atender aos filhos dos assentados, filhos de pequenos proprietários rurais e dos trabalhadores das fazendas do referido município. O transporte e a comunicação do assentamento são servidos pela rodovia Arlindo Bétio, que faz ligação com Teodoro Sampaio, Primavera, Euclides da Cunha Paulista e Rosana.

Em 1986 a Escola Estadual do setor III da gleba XV de Novembro era vinculada à E.E. Gleba XV de Novembro e situava-se ao lado da caixa d’água do bairro. Era de madeira, pequena e com instalações precárias, e havia falta de funcionários. Não havia transporte para os alunos e portanto, as crianças vinham a pé para a escola.
No local onde a escola funciona hoje, era mata fechada e o fazendeiro Gastão Junqueira doou o terreno para a construção da escola, e a CESP (Companhia Energética de São Paulo) colaborou no desmatamento da área.

A construção da nova escola (de alvenaria) foi iniciada em 1987, sendo inaugurada em março do mesmo ano, oferecendo o Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª série), no período vespertino, e recebeu o nome de Escola Estadual Ribeirinhos em homenagem aos acampados da beira do rio Paranapanema cujos filhos vieram estudar aqui. A partir de 1989, a escola foi criada por lei (Decreto 29.805 de 05/04/1989), e nesta época foi construída pela Prefeitura Municipal uma sala para funcionamento da secretaria. Em 1997 a escola volta a ser vinculada à E.E. Gleba XV de Novembro (escola do Setor II), permanecendo assim até o ano de 2000.

Em 2001 a escola deixa novamente de ser vinculada e mudanças acontecem: é criada a A.P.M. e construída uma cobertura para servir de pátio. No ano seguinte inicia-se a oferta de transporte e a merenda passa a ser de responsabilidade da cozinha piloto do município de Rosana. Em 2005 é instalado o Ensino Fundamental na modalidade de 5ª a 8ª séries, no período matutino e em 2007 são instalados o Ensino Médio Regular e E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos), com funcionamento no período noturno. Em 2013 iniciou-se a Reforma e Ampliação da Escola de acordo com a publicação no DO de 28/06/2013, Extratos de Contratos

 Vice-Direção  
Atendimento  Ciclo I, Ciclo II e Ensino Médio 
Horário de Atendimento  07:30 – 23:00 
 Zona Rural 
 CIE 911860 
 Telefone – – –
e-mail  e911860a@educacao.sp.gov.br 
 Endereço   Gleba Xv de Novembro, Setor Iii – Gleba Xv de Novembro – Rosana – SP – CEP: 19273-000 

.

ESPAÇOS DA UNIDADE
Patio Sala de Leitura Patio

.

LOCALIZAÇÃO: