INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE “LINGUÍSTICA TEXTUAL: TEXTOS E DISCURSOS EM LEM- INGLÊS”

REGULAMENTO – CURSO DESCENTRALIZADO

I – Nome do curso

Linguística textual: Textos e Discursos em LEM

II – Apresentação: breve descrição do curso

O conteúdo programático do curso contemplará as grades curriculares do ensino Fundamental (II) e Médio: tema, textos para leitura e escrita e produção. Dentro dessa perspectiva o curso abordará estratégias de leitura e escrita partindo dos pressupostos teóricos dos autores: Isabel Solé, Bernard Schneuwly ,  Joaquim Dolz , Antonieta Celani e  M.  Bakhtin.

Nesse sentido, o professor deve fazer com que os alunos compreendam a importância de estudar LEM para a vida, ressaltando a questão da leitura e escrita, além disso, a compreensão dos textos é evidenciada como fundamental para o efetivo aprendizado de línguas. Todos os temas devem ser tratados através de textos que proporcionem uma reflexão sobre a prática docente. Por isso, é vital o trabalho contextualizado, interativo e multidisciplinar.

Ainda há escolas e professores que mantêm o foco no ensino dos aspectos formais da língua. Quanto a isso e à necessidade da formação continuada, Celani (2009) salienta que é necessário valorizar o segundo idioma, entender qual a importância de aprendê-lo para a Educação do indivíduo – o que permite a ele perceber o outro e as diferenças e estar inserido no contexto mundial atual.

O Curso abordará o espaço da leitura e da escrita no ensino de LEM, desenvolvendo as S.A propostas no caderno do Currículo do Estado de São Paulo, proporcionando um espaço de trocas de experiências e interação com o idioma objeto de ensino.

Não existe uma fórmula que seja a mais eficaz para se ensinar a LEM e nem um professor que seja o mais eficiente em todos os aspectos. Porém, é fundamental que a qualificação e o interesse por estar sempre melhorando sejam os principais objetivos de quem ensina a LEM e de quem trabalha com a educação na sua totalidade.

 III – Justificativa

O desafio atual, segundo NÓVOA (1992) está na valorização de paradigmas de formação que promovam a preparação de professores reflexivos, que assumam a responsabilidade do seu próprio desenvolvimento profissional e que participem como protagonistas na implementação das políticas educativas (pág. 27).

Justifica-se assim, o presente, devido à necessidade contemporânea da participação social para um trabalho adequado com o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita, visando dessa forma, melhor formação para um exercício pleno da cidadania.

Essas, aliadas à visão científica são condições necessárias para a cidadania crítica, reflexiva e consciente. Responsabilidade que não podemos abrir mão.

Nesse sentido, ao professor cabe o papel no auxílio para que os discentes consigam avançar de uma visão descritiva da natureza, para uma visão crítica e reflexiva, ou seja, com o valor social agregado.

IV – Objetivos Gerais – indicar os resultados pretendidos

        Fornecer subsídios para que o professor da área Linguagens e Códigos – LEM possam:

Oferecer reflexões teóricas e sugestões práticas para o professor aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura e escrita na escola.

Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura e escrita eficientes para ensinar aos alunos;

Propor situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente de acordo com o proposto nos cadernos do professor e do aluno;

Identificar as características dos gêneros estudados;

Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;

Produzir e revisar textos em diferentes gêneros;

Aguçar a percepção para as diferentes maneiras de ler um texto, diferentes modos de trabalhar com o texto em sala de aula, os efeitos de sentido de recursos expressivos do texto, a variação nos gêneros do discurso;

Elaborar material relacionado aos trabalhos desenvolvidos durante este curso para apresentações e socialização;

Diversificar as modalidades de leitura: leitura individual, em dupla, coletiva, leitura do professor, dos alunos, com diferentes tipos de mediação.

V – População-alvo – qualificação dos participantes

Professores de Educação Básica – Anos Finais – Ciclo II e EM das disciplinas de LEM, bem como, para Professores Coordenadores das Escolas Estaduais jurisdicionadas a Diretoria de ensino Região de Mirante do Paranapanema.

 VI – Vagas oferecidas – indicar o número de vagas

Serão oferecidas 20 vagas por polo para o Público-alvo acima mencionado.

VII – Inscrição, validação e desistência – definir critérios

Inicialmente será divulgado por meio de comunicação online disponibilizada aos Diretores/Gestores de Ensino, que informará os professores das escolas estaduais jurisdicionadas a DER Mirante do Paranapanema, da realização do Curso LINGUÍSTICAS TEXTUAL TEXTOS E DISCURSOS EM LEM. A inscrição será realizada por meio do preenchimento de um formulário de inscrição disponibilizado online no site da Diretoria de Ensino.

1. Preenchimento do formulário completo pelo professor/participante interessado;

2. Confirmação de recebimento pelo email do participante;

3. Caso haja um número maior de professores inscritos por polo, realizar-se-á sorteio das vagas.

4. Prazo de desistência de acordo com o cronograma abaixo

5. Repasse da vaga de acordo com o cronograma abaixo

CRONOGRAMA:

Período de inscrição: De 15/02/2017 à 10/03/2017

Período de Desistência: De 03/03/2017 à 05/03/2017

Repasse de vagas: De 05 à 09/03/2017

Realização do Curso: 18 de março a 25 de junho de 2017

VIII – Carga horária

O Curso terá carga horária de 32 horas, sendo 24 horas presenciais e 08 horas à distância. As atividades online serão destinadas ao planejamento e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas a serem desenvolvidas em sala de aula relacionadas a Competência Leitora e Escritora.

 IX – Período de realização do curso

O Curso será realizado no período de 18/03/17 à 25/06/2017, em dois polos: nas dependências da Rede do Saber-Mirante do Paranapanema e na escola E.E Arthur Ribeiro polo de Teodoro Sampaio. Neste período os professores contemplarão às 24 horas presenciais do curso e 08 horas à distância.

X – Critérios de avaliação

Cada um dos participantes será avaliado individualmente de acordo com os seguintes critérios:

·    Participação de 80% nos encontros presenciais;

·    Realização de 100% das atividades propostas no ambiente virtual;

·    Realização das atividades propostas no ambiente presencial, bem como o encaminhamento das atividades produzidas à distância;

·    Realização da auto avaliação propostas nos encontros presenciais;

·    Pontualidade na entrega das atividades online conforme o período de realização proposto.

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO​​